Orientação e transição de Carreira

Em algum momento da nossa vida profissional pode acontecer de nos perceber imensamente desgastados por algumas coisas, e que investimos muito em determinadas ações que não dão retorno, e que todos os nossos esforços já não trazem mais felicidade ou satisfação na concretização de algumas tarefas. Como se a profissão tivesse perdido o sentido ou estivesse estagnada.

Antipatias e conflitos dentro do ambiente de trabalho começam a aparecer, dores no corpo e gastos com remédios começam a aumentar e de repente o paciente “já não aguenta mais”. Como se fosse necessário se reinventar ou largar tudo.

A gestão de carreiras é um viés do Aconselhamento Guiado e auxilia o paciente a compreender os motivos dos seus sentimentos/pensamentos/comportamentos/resultados profissionais. É uma intervenção que tem como interesse compreender as origens do desinteresse laboral e da piora do próprio desempenho no trabalho.

O foco dos nossos encontros é o de estabelecer uma ligação das habilidades e competências do paciente com sua concepção de vida, e trilhar novos caminhos e alternativas de modo que ele possa atingir suas metas. Assim, conseguimos traçar caminhos profissionais mais adequados e estabelecer ações eficazes compatíveis com os objetivos que ele deseja alcançar.

Esta é também uma prática muito indicada para jovens e adolescentes que estão sem interesse por nenhuma formação profissional e se encontram “perdidos na vida” e sem perspectiva de futuro. Neste caso é feito um trabalho de mapeamento e Diagnóstico para o plano e ação de Orientação Profissional que almeja diminuir o sofrimento e proporcionar aos pacientes um melhor enfrentamento da sua dificuldade de escolha.

Muitas vezes este é um processo que requer o uso de testes de orientação vocacional, juntamente com técnicas de simulação para encontrar a opção correta que melhor se encaixa com o seu perfil.

Compartilhar esta postagem:

Postagens relacionadas